#IA #InteligenciaArtificial #Vendas

Transformando o Varejo de Vizinhança: A Aliança Impactante da Inteligência Artificial com o Time de Vendas

A revolução tecnológica proporcionada pela inteligência artificial (IA) está moldando profundamente o cenário do varejo, criando uma transformação fascinante. Essa mudança tem um impacto direto em atividades cruciais, como cotações e recomendações, que costumavam consumir recursos consideráveis em termos de esforço e tempo. O mais notável é que essa revolução não apenas reduz custos, mas também eleva consideravelmente o valor médio das compras realizadas por varejistas.

O Caso da Integração do WhatsApp

Em um cenário em que a automação se tornou a norma nas interações entre empresas e clientes, uma pesquisa realizada em 2022 revelou que a maioria dos entrevistados ainda anseia pelo caloroso atendimento humano no ambiente online. No entanto, o que torna essa revolução ainda mais notável é a maneira como a IA, quando integrada ao WhatsApp, combina de forma harmoniosa a eficiência da tecnologia com o toque humano que todos valorizam.

Os vendedores, verdadeiros heróis do varejo, que já estabeleceram relacionamentos sólidos com os clientes, agora têm a oportunidade de direcionar sua energia para funções ainda mais consultivas e estratégicas. Eles podem auxiliar os clientes no ponto de venda com estratégias de trade marketing, expandir o mix de produtos e, acima de tudo, fortalecer relacionamentos. E o melhor é que tudo isso pode ser feito por meio do WhatsApp, uma ferramenta já incorporada em seu dia a dia. Imagine como essa integração tende a aprimorar ainda mais o cenário!

Eficiência na Identificação de Produtos

A IA é altamente eficiente na identificação precisa de produtos, independentemente do formato da comunicação – seja texto, áudio ou PDF. Ao trazer a IA para o WhatsApp, desfrutamos de uma incrível precisão inicial de 86% na identificação de produtos. Isso significa que o tempo gasto para responder a consultas e cotações é drasticamente reduzido, liberando tempo valioso para mais interações rápidas.

Cotações Baseadas em Comportamentos de Compras Anteriores

A IA não se limita a identificar produtos, ela vai além! Usando dados de compras anteriores, ela fornece cotações personalizadas e precisas. Imagine a IA como um detetive que analisa o histórico de compras do cliente, detectando padrões e preferências, resultando em cotações que se encaixam perfeitamente em suas necessidades.

Ultrassegmentação e Recomendações Personalizadas

O destaque da IA é sua capacidade de segmentação ultraprecisa e recomendações personalizadas. Ela analisa catálogos de produtos, utiliza modelos de aprendizado de máquina e absorve conhecimento sobre o cliente, o segmento e a indústria. A mágica acontece quando, por exemplo, um cliente pede açaí e a IA imediatamente sugere a compra de granola e outros itens relacionados. Isso não são apenas vendas cruzadas; é elevar a experiência do cliente a um nível superior.

Positivação de Clientes e Ampliação do Mix de Produtos

A IA não para por aí! Além de otimizar as cotações, ela é a fórmula secreta para a positivação de clientes e a expansão do mix de produtos. Ao analisar continuamente os clientes com base na frequência, valor e desempenho, ela revela oportunidades brilhantes para oferecer ofertas promocionais específicas. E o resultado? Um emocionante aumento médio de 30% nas vendas de ofertas promocionais, trazendo mais receita e fidelização de clientes.

Um Panorama do Varejo de Vizinhança

O varejo de vizinhança é a principal tendência no setor supermercadista, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, como o aumento do home office e do comércio eletrônico. Isso levou à demanda por lojas próximas, confortáveis e bem abastecidas. Parcerias são essenciais para o sucesso nesse cenário de varejo de proximidade, principalmente com a crescente das dark stores.

A Importância do WhatsApp

Para nós, apaixonados pelo varejo, foi muito interessante aprofundar nossos insights sobre a importância do WhatsApp no dia a dia dos mercados. O aplicativo é o principal canal de comunicação do varejista de vizinhança alimentar com seu cliente, com 68% de preferência. Esses dados apenas confirmam o que observamos no dia a dia de proximidade com os clientes desde que disponibilizamos o WhatsApp como meio de compra e informações para eles.

Por que a Indústria e a Distribuição Devem Ter o Seu Próprio Canal no WhatsApp?

É fundamental realizar vendas diretas tanto para varejistas quanto para consumidores, pois os dados são atualmente um dos recursos mais valiosos. A cada vez que a empresa permite que os marketplaces tenham total controle sobre esses dados, fica mais difícil construir o valor da marca para os varejistas. No entanto, a omnicanalidade é essencial para construir relações diretas e indiretas. Mesmo que o canal de vendas no WhatsApp seja usado para redirecionar o comprador e o varejista para o seu distribuidor ou marketplace parceiro, o próprio canal será um grande aliado no sellout.

Conclusão

A IA no WhatsApp está redefinindo o jogo em cotações e recomendações, impulsionando vendas com eficiência. À medida que a tecnologia continua sua jornada, mais empresas certamente adotarão soluções baseadas em IA para se destacarem no mercado. A integração da IA no WhatsApp não é apenas eficaz; é um diferencial que permite que empresas prosperem e entreguem mais valor ao mercado, mantendo a chama da automação acesa, mas sempre com o calor humano que todos amamos. Juntos, estamos moldando o futuro das vendas – com entusiasmo!

Precisa de uma solução customizada?